quarta-feira, 18 de agosto de 2021

 

1. Complete as frases de acordo com grau comparativo pedido.

a) Monica é ______elegante _______Marta. (Superioridade).

b) O gato é _________feroz ____________o cão. (Inferioridade)

c) Mariana é ______inteligente _____sua irmã. (Igualdade)

d) Meu sapato é _______confortável _________o dela. (Superioridade).

e) Meus dentes são ____________brancos ___o dele. (inferioridade)

f) Seu computador é _____bom ______o meu. (Igualdade)

g) Este professor é ________ calmo ____________o outro. (Superioridade).

h) Pedro é _________estudioso _____ Diogo. (Inferioridade)

i) A onça é ______rápida ____o leopardo. (Igualdade)

j) José é __________aplicado ________Adriano. (igualdade)

k) Marcia é __ _______esperta ______Ana. (superioridade)

l) O carro é ___ ____ veloz __________ o avião. (inferioridade)

 

2. Reescreva as frases mudando os adjetivos em destaque no grau superlativo absoluto sintético.

a)    A prova estava difícil.

 

b)    O ator é engraçado e humilde.

 

c)    A professora é magra e sensível.

 

d)    Pedro é amável e divertido.

 

3.              Transforme os adjetivos analíticos abaixo:

a)           Fraquíssimo: muito fraco

b)    Terribilíssimo:___________________________

c)    Calmíssimo:____________________________

d)    Cheíssimo:_____________________________

e)    Pouquíssimo:__________________________

f)     Agilíssimo:____________________________

g)    Fidelíssimo:____________________________

h)   Dulcíssimo:_____________________________

i)     Sacratíssimo:___________________________

j)      Belíssimo:_____________________________

4.  Complete a frase utilizando o grau superlativo da palavra que está entre parênteses.

a)  O passarinho é _____________. (inteligente)

b)  A menina é _______________________________. (feliz)

 

5. Passe as palavras para o superlativo conforme o modelo


a) ágil – agílimo

b) difícil – __________________

c) fácil – ___________________

d) frágil – ___________________

e) alto – altíssimo

f) baixo – __________________

g) feio – ____________________

h) útil –_ ___________________

i) capaz – capacíssimo

j) feliz – ___________________

k) feroz – ___________________

l) veloz – ___________________


 

6.  Vamos completar as frases com o comparativo de superioridade dos adjetivos entre parênteses:

a) O dia está _______________________que ontem. (mau)

b) A casa de Marcos é ___________________que a de André. (bom)

c) A girafa é __________________________que o cavalo (grande)

d) O carro de titio é __________________que o de papai. (pequeno)

 

7. Indique em que grau se encontra os adjetivos nas frases:

a) Era um rapaz felicíssimo. ________________________

b) Ele é muito alegre. _____________________________

c) Ele era o menos feliz da turma. ___________________

d) Ele era o mais alto de todos. _____________________

e) Ela é tão feliz quanto eu. _________________________

 

8. Forme frases com as palavras abaixo, usando adjetivos no grau comparativo de superioridade:


a) Marcelo-grande-Carlos

 

b) Sapato- pequeno – Joana

 

c) Café –bom – chá

 

d) Jorge – mau – Jaime


 



1- Complete as frases com SESSÃO, CESSÃO ou SEÇÃO

a) A ____________ das 20:00h foi cancelada.

b) Sempre trabalhamos na mesma _______________.

c) Após a ______________ dos direitos autorais, o livro foi publicado.

d) A família fez a ____________ dos bens para uma instuição filantrópica.

e) Aquela ______________ da biblioteca está desatualizada.

a) sessão  b) seção    c) cessão   d) cessão    e) seção

 

2- Julgue os intens em CERTO ou ERRADO

 

a) (  ) Ela não compareceu à sessão de autógrafos.

b) (  ) Depois da cessão de filmes infantis está a de filmes de terror.

c) (  ) Na seção de roupas feminas, há inúmeras novidades.

d) (  ) O empresário fez a cessão de vários itens para o bazar.

e) (  ) Todos foram à sessão de votação da nova lei.

b) ERRADO – deveria ser utilizado o termo SEÇÃO (parte, divisão, departamento)

 

3- Assinale o item em que se encontram as respectivas palavras para preencher corretamente as lacunas da seguinte frase:

Na __________ plenária, estudou-se a urgente imposição da __________ das salas à Ação Comunitária”

 


a) cessão – sessão

b) secção – sessão

c) seção – sessão

d) sessão – cessão

e) sessão - secção


Letra d

 

4- Observe o enunciado abaixo e responda a seguir.
Fazia algumas horas que a ________ dos móveis da viúva ocorrera. Então, organizaram uma ________ para decidir em que ________ do prédio eles seriam guardados até que os diretores dos orfanatos viessem retirá-los.

As palavras que completam a primeira, a segunda, a terceira e a quarta lacunas são, respectivamente:

 


a) sessão / secção / cessão

b) cessão / seção/ sessão

c) seção / sessão/ sessão

d) sessão / cessão / secção

e) cessão / sessão/ seção


Letra e

 

5-  Complete com seção ou sessão :

Moço, onde fica a ______ de brinquedos?

1.Que horas é a ______ de filmes na televisão?

2.No Nosso Clubinho, você encontra muitos jogos interessantes na ______ de games.

3.Há uma promoção exclusiva em nossa ______ de games.

4.Pedrinho está fazendo ______ de fonoaudiologia para falar melhor.

5.Estará passando o filme “A Era do Gelo 4” na ______ de filmes na televisão.

6.Hoje, irá passar o filme do Bob Esponja na ______ da tarde.

seção, sessão, seção, seção,sessão, sessão e sessão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- Complete com para eu ou para mim

 

a) O professor pediu para ………ler mais.

b) O contrato de venda é para……assinar

c) Para ……..não há dificuldade alguma

d) Minha mãe faz muita coisa para ……..

e) Vão enviar o trabalho para ………

f) Vão enviar o trabalho para ………revisar

g) O que o futuro reserva para ………enfrentar

h) O que o futuro reserva para ………

A) EU  B) EU  C) MIM     D) MIM       E) MIM  F) EU    G) EU   H) MIM

2- Complete com “eu” ou “mim”:

- eles chegaram antes de ____ .

- há algum trabalho para _____ fazer?

- há algum trabalho para _____ ?

- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;

- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;

 

a) mim – mim – mim – mim – mim;

b) mim – eu – eu – eu – mim;

c) eu – eu – mim –mim – eu;

d) eu – mim –eu – mim – eu;

e) mim – eu – mim – eu – mim.

Letra e

 

3-  Complete com eu ou mim.

 

01 – Tenho que ler bastante para ............. escrever melhor.
02 – Para ............... não há nenhum problema.
03 – Não há desentendimento entre .............. e ti.
04 – Percebi que o plano era para ............. desistir do jogo.
05 – Não vá sem ............... ao cinema.
06 – Sem ................ autorizar, ninguém deve entrar nesta sala.
07 – Já houve muitas discussões entre ti e ............. .
08 – Para ..............., aceitar esta condição é humilhante.
09 – Todos se voltaram contra ............. naquela ocasião.
10 – Quanto a .............. não faço objeções ao plano.
11 – Acho que eles estão olhando para ............... .
12 – Todos aqueles trabalhos são para ............... revisar
.

4- Complete as frases com “para mim” ou “para eu”.

a) Necessito de férias ______________ descansar.

b) Ele enviou a encomenda ______________.

c) _____________, estar em família é muito importante.

d) Trouxe bastantes documentos _____________ assinar.

e) Faltam quinze dias __________ viajar.

a) para eu   b) para mim    c) para mim   d) para eu   e) para eu.



5- Assinale a única alternativa correta quanto ao uso da expressão “para mim”.

a) ( ) Ele pediu para mim comprar o ingresso.

b) ( ) Aquele convite foi entregue para mim.

c) ( ) Minha mãe comprou novas roupas para mim usar.

d) ( ) Faça silêncio para mim falar.

e) ( ) Traga algo para mim comer, por favor!

 

Letra B

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário