quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O Macaco e o Coelho


      Um macaco e um coelho fizeram à combinação de um matar as borboletas e outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu. O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.

      - O que é isso? Gritou o coelho, acordando dum pulo.

      O macaco deu uma risada.

      ­­- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...

      O coelho ‘danou’ com a brincadeira e disse lá consigo mesmo: “Espere que você vai me pagar”.

      Logo depois o macaco sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept - pregou-lhe uma paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore. A gemer e chorar.

       - Desculpe, amigo - disse lá debaixo o coelho. - Vi aquele rabo torcidinho em cima da pedra e pensei que fosse cobra. O coelho saiu dando risada mas também passou a sentir medo da vingança do macaco

      Foi desde aí que o coelho, de medo do macaco vingar-se, passou a morar em buracos.

 

Fábula-  de Monteiro Lobato.

1) O trato que o macaco e o coelho fizeram foi que:

   (   ) os dois matariam as borboletas e as cobras.

   (   ) um mataria as borboletas e o outro mataria as cobras.

   (   ) o macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho.

   (   ) o coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse.

 

2) O coelho, com medo da vingança do macaco , passou então a morar:

(   ) com outros animais.                 (   ) em tocas.

(   ) na copa das árvores.               (   ) com a cobra e a borboleta.

 

3) No  texto, a frase __ Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas... é dita :

(   ) pelos dois   personagens                                           
(   )  pelo coelho.

(   ) pelo narrador.                                                         
(   )
 pelo macaco.

  

4) A alternativa que apresenta uma pergunta é :

  (   ) -  Desculpe, amigo - disse lá debaixo o coelho.

  (   ) -  Espere que te curo.

  (   ) -  O que é isso? Gritou o coelho. 

  (   )  - Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...

 

5) Podemos afirmar que a história O macaco e o coelho:

   (   ) aconteceu no passado e em uma floresta.

   (   ) aconteceu no presente e em uma cidade.

   (   ) aconteceu no presente e em um buraco.

 

6)  Em ‘O coelho danou com a brincadeira...’, a palavra grifada pode ser substituída por:

(   ) ficou zangado.                         (   ) ficou entusiasmado
(   ) ficou muito alegre.                   (   ) ficou orgulhoso.

 

7)      - Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., a fala da personagem é indicada:

(   ) pela letra maiúscula na primeira palavra.                                
(   ) pelo travessão.
(   ) pelo ponto de exclamação.
(   ) pelo sinal de reticências.

 

8) No texto, o narrador:
(    )
 dá informações sobre macacos e coelhos.
(    )  participa como personagem da história.
(    ) conta uma história.                                  
(    )  dá uma opinião sobre comportamento dos animais.

 

9) Na história o coelho dormiu:

(   ) antes do que foi combinado.                         
(   ) no dia seguinte do que foi combinado.
(   ) depois do que foi combinado.                        
(   ) enquanto acontecia a combinação.
 

 

10) AS palavras macaco e coelho são:

(    ) adjetivos           (     ) substantivos                (    ) verbos

11) Coloque as palavras do quadro abaixo em ordem alfabética.(no caderno)

Macaco - coelho - brincadeira - borboleta - medo - vingança - risadinha - pedra - borboletas -

 

12)  separe em sílabas as palavras do quadro acima e classifique-as quanto ao número de sílaba. (no caderno)

13) Com ajuda de um dicionário, dê o sinônimo das palavras:

a) vingança

b) combinação

PIADA


No meio da rua:
- Por que você está carregando esta cama?
- Ordens do médico.
- O médico mandou você andar por aí com a cama?
- Sim, recomendou que deixasse a cama até a semana
que vem.

                       Lourdes Erburu e José Morán. Piadas para toda a família. São Paulo, Girassol.

 

Assinale a resposta correta:

1. Uma piada serve principalmente para:

  ( ) divertir             ( ) informar         ( ) criticar                    

 

2. O texto que acabou de ler narra uma história real ou imaginária, inventada?

3. Em sua opinião toda piada tem que ser engraçada? Por quê?

4. Você gosta de contar piadas? E de ouvir?

 

5. Circule de amarelo as palavras no texto que sejam polissílabas.

 

6. Separe as sílabas das palavras abaixo, circule a sílaba tônica e classifique-as de acordo com o número de sílaba.

 

Palavras

Separação das sílabas

Número de sílabas

Carregando

 

 

recomendou

 

 

Deixasse

 

 

Meio

 

 

Andar

 

 

médico

 

 

ordens

 

 

 

 

7. Coloque as palavras da atividade anterior em ordem alfabética.

 

8. Ilustre o texto.


 

 

 

 

 

 

 

 

Minha ajuda é valiosa

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-minha-ajuda-e-valiosa-4o-ano/

          A formiguinha Priscila queria participar de tudo o que fosse bom para o formigueiro, e sentia-se responsável por ele. Quando algumas formiguinhas idosas não conseguiam atravessar o riachinho, Priscila tinha sempre uma boa atitude. Então, cortava uma folha bem grande para que elas pudessem atravessar o riachinho em segurança. Quando Priscila via um delicioso sorvete no chão, não pensava somente nela. Via uma excelente oportunidade para todas as formiguinhas tirarem proveito, e ia correndo chamá-las.

         E vejam só! As formiguinhas mais travessas brigavam para chegar primeiro à fila do sorvete. Priscila não queria que sai atitude para o bem provocasse brigas e, então, organizou as coisas de forma que todas tivessem a sua parte. Dias depois, Priscila passeava pelo jardim, quando viu algumas formigas com um sério problema: elas tentavam carregar uma maça inteirinha. Priscila foi resolver a dificuldade chamando mais formigas para levar aquela fruta pesada ao formigueiro. Na escola, duas coleguinhas entregam seus lanchinhos aos cuidados de Priscila, pois precisaram sair um pouco. Quando elas voltaram, agradecer a Priscila por não ter deixado ninguém tocar nos seus deliciosos lanchinhos. Priscila gostaria que todos ajudassem como ela, para que a sociedade fosse mais gentil e solidária. Pois toda ajuda é valiosa!

Atividades do texto

 Qual o título do texto?

 

1- Como é a formiguinha Priscila?

2- Quando Priscila via um sorvete no chão, o que fazia?

3- Certo dia, Priscila viu algumas formiguinhas com um sério problema. Qual era?

4- O que Priscila gostaria?

5- Quantos parágrafos têm este texto? e quantas frases?

6- Pinte de verde os adjetivos que aparecem no texto.

7- Pinte de azul os substantivos próprios e de amarelo os comuns.

                                             

                              Que fofura!

           O coelho é um bicho muito esperto. Além de rápido na corrida, ele é bom no drible: muda de direção bem depressa e dificilmente alguém consegue pegá-lo.

           Esse simpático bichinho vivia somente nos campos da Europa, mas, depois de domesticado, se espalhou pelo mundo.

           E os coelhos se multiplicam bem depressa, já que a mamãe-coelha pode ter até 15 filhotes de uma só vez. Por isso, os coelhos foram escolhidos como símbolos da Páscoa, que festeja a vida nova.

        A gravidez da coelha dura cerca de um mês. Ela se prepara para receber seus bebês fazendo uma espécie de berço de capim seco. Depois arranca os pelos de sua barriga para fazer um cobertor bem macio para os bichinhos. Ela é cuidadosa porque os coelhos nascem muito frágeis: pesam cerca de 50 gramas, não enxergam e quase não tem pelos. Para crescer, precisam de bastante leite e carinho. Aos cinco meses de idade, já estão prontos para terem seus próprios filhotes. E lá vem mais coelhinhosO tempo de vida desse simpático mamífero é de 8 a 10 anos e pesam de 1 a 8 quilos dependendo da raça.

           Todo mundo sabe que coelhos são loucos por cenoura. Mas eles também adoram comer capim, verduras e muitas outras coisas. Enfim, o que gostam mesmo é de comer, mas só saem da toca à noite para fazer tudo isso. E quando começam não querem mais parar. Um coelho de 5 quilos, por exemplo, come cerca de 450 gramas de capim por dia. É quase como se uma criança de 30 quilos devorasse quase 3 quilos de comida!

           Os coelhos roem quase tudo que encontram. Eles fazem isso para gastar seus dentes da frente, que nunca param de crescer. O olfato também é muito desenvolvido, o que o tira de muitas enrascadas.

         Esses orelhudos adoram cavar a terra. Na época do Império Romano, os soldados procuravam espantá-los do caminho, porque os cavalos prendiam suas patas nos buracos do chão.

           Eles têm cores variadas e pelo muito suave ao toque de nossas mãos.

https://www.ahoradecolorir.com.br/2018/05/interpretacao-de-texto-informativo

 

1. Vocabulário:

a) drible: é a ação de ficar livre, soltar-se do adversário.

b) frágeis: delicado, de pouca duração.

c) olfato: é um dos órgãos do sentido capaz de sentir cheiros e odores.

d) enrascadas: situação difícil, complicada, sem saída.

 

2. Leia o texto com atenção e preencha

A ficha do bicho:

a) Nome do bicho: _____________________________________________

b) Origem: ___________________________________________________

c) Peso: _____________________________________________________

d) Tempo de vida: _____________________________________________

e) Alimentação: _______________________________________________

f) cores: _____________________________________________________

g) Gestação: _________________________________________________

h) Quantidade de filhotes por gestação: ____________________________

 

Responda NO CADERNO.

 

1) Como é um coelho?

 

2) Por que o coelho foi escolhido como símbolo da Páscoa?

 

3) Qual é o tempo de vida de um coelho?

 

4) Como são os filhotes dos coelhos quando nascem?

 

5) Por que os coelhos roem quase tudo que encontram?

 

6) Complete

 

a)   Depois _____________ os pelos de sua ____________ para _________ um _____________ bem ______________ para os _______________.

 

b)   Todo ____________ sabe que _____________ são __________  por ____________.  Mas eles ________________ adoram comer  _____________, ______________ e muitas _____________ coisas.

 

7) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

 

(     ) A gravidez de uma coelha dura um ano.

(     ) A coelha arranca os pelos de sua barriga para fazer um cobertor bem macio para os bichinhos.

(     ) Um coelho chega pesar 20 quilos.

(     ) Os coelhos roem quase tudo que se encontra.

(     ) Para crescer precisa de bastante leite e carinho.

(     ) Os dentes dos coelhos não crescem.

 

8) Enumere as sequências de acordo com o texto.

 

(     ) E quando começam não querem mais parar.

(     ) Eles tem cores variadas e o pelos muito suave ao toque de nossas mãos.

(     ) O olfato também é muito desenvolvido, o que tira de muitas enrascadas.

(     ) Esse simpático bichinho vivia somente nos campos da Europa.

(     ) Ela é cuidadosa porque os coelhos nascem muito frágeis.

(     ) Por isso, os coelhos foram escolhidos como símbolos da Páscoa, que festeja a vida nova.

 

 

História do 8 de março

               

        No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

       A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

      Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Objetivo da Data

 

         Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 

 Conquistas das Mulheres Brasileiras 

 

          Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 

In:http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

 

1. A finalidade do texto  é: 

a) informar.  

b) fazer humor.   

c) defender opiniões sobre um tema. 

d) emocionar.

 

2. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:

a) melhores condições de moradia.                 b) melhores condições de estudo.

c) melhores condições de trabalho.                 d) melhores condições de transporte.

 

3. Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em 1857?

 

4.  Qual foi a consequência da greve para as operárias?

 

5. Qual foi o objetivo da criação da data 8 de Março? 

 

6- Vamos colorir este cartão, recortar e levar para a mamãe.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 22 de março - Dia da Água

Música: Planeta Água






Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)


 

Interpretação de texto

1)   No texto acima, são citadas algumas utilidades da água. Quais são elas?

2)   Que outras utilidades existem para o uso da água?

3)  
Copie abaixo e ilustre o 6º parágrafo da música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4)   Você sabia que entre todos os países do mundo, o Brasil é o que possui mais rios? Esse fato pode ser considerado uma vantagem? Justifique sua resposta.

5)   A palavra fonte é uma palavra dissílaba, porque possui duas sílabas. Retire do texto outras palavras dissílabas.

6)   Classifique as palavras abaixo de acordo com o número de sílabas, identificando com o número adequado:

( 1 ) monossílaba                           ( 2 ) dissílaba

( 3 ) trissílaba                                 ( 4 ) polissílaba

(___) água                                      (___) nasce                          (___) serena

(___) mãe                             (___) inocente                      (___) tranqüilas

(___) evapora                       (___) fundo                           (___) encharcam

(___) plantação                    (___) algodão                       (___) céu

(___) moinho                        (___) terra                             (___) sol


Nenhum comentário:

Postar um comentário