O Macaco e o Coelho
- O
que é isso? Gritou o coelho, acordando dum pulo.
O macaco
deu uma risada.
-
Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
O
coelho ‘danou’ com a brincadeira e disse lá consigo mesmo: “Espere que
você vai me pagar”.
Logo
depois o macaco sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por
trás com um pau, e lept - pregou-lhe uma paulada no rabo. O macaco deu um
berro, pulando para cima duma árvore. A gemer e chorar.
-
Desculpe, amigo - disse lá debaixo o coelho. - Vi aquele rabo torcidinho em
cima da pedra e pensei que fosse cobra. O coelho saiu dando risada mas também
passou a sentir medo da vingança do macaco
Foi
desde aí que o coelho, de medo do macaco vingar-se, passou a morar em buracos.
Fábula- de Monteiro Lobato.
1) O trato que o macaco e o coelho
fizeram foi que:
( ) os dois
matariam as borboletas e as cobras.
( ) um
mataria as borboletas e o outro mataria as cobras.
( ) o macaco
mataria as cobras, com a ajuda do coelho.
( ) o coelho
mataria as borboletas quando o macaco mandasse.
2) O coelho, com medo da vingança do
macaco , passou então a morar:
( ) com outros
animais. ( ) em
tocas.
( ) na copa das
árvores. ( ) com
a cobra e a borboleta.
3) No texto, a frase __ Ah! Ah! Pensei que fossem
duas borboletas... é dita :
( ) pelos dois personagens
( ) pelo coelho.
( ) pelo narrador.
( ) pelo macaco.
4) A alternativa que apresenta uma
pergunta é :
( ) - Desculpe,
amigo - disse lá debaixo o coelho.
( ) - Espere
que te curo.
( ) - O
que é isso? Gritou o coelho.
( ) - Ah! Ah!
Pensei que fossem duas borboletas...
5) Podemos afirmar que a história O macaco e o coelho:
( ) aconteceu no passado
e em uma floresta.
( ) aconteceu no presente e em uma
cidade.
( ) aconteceu no presente e em um
buraco.
6) Em ‘O coelho danou com a brincadeira...’,
a palavra grifada pode ser substituída por:
( ) ficou
zangado. ( ) ficou
entusiasmado
( ) ficou muito
alegre. ( ) ficou
orgulhoso.
7) - Ah! Ah! Pensei que fossem duas
borboletas..., a fala da personagem é indicada:
( ) pela letra maiúscula na primeira
palavra.
( ) pelo travessão.
( ) pelo ponto de exclamação.
( ) pelo sinal de reticências.
8) No texto, o narrador:
( ) dá informações sobre macacos e coelhos.
( ) participa como personagem da
história.
( ) conta uma
história.
( ) dá uma opinião sobre comportamento
dos animais.
9) Na história o coelho dormiu:
( ) antes do que foi
combinado.
( ) no dia seguinte do que foi combinado.
( ) depois do que foi combinado.
( ) enquanto acontecia a combinação.
10) AS palavras macaco e coelho são:
( ) adjetivos (
) substantivos
( ) verbos
11) Coloque as palavras do quadro abaixo em ordem alfabética.(no
caderno)
Macaco
- coelho - brincadeira - borboleta - medo - vingança - risadinha - pedra -
borboletas - |
12) separe em sílabas as
palavras do quadro acima e classifique-as quanto ao número de sílaba. (no
caderno)
13) Com ajuda de um dicionário, dê o sinônimo das palavras:
a) vingança
b) combinação
PIADA
Lourdes Erburu e José Morán. Piadas para toda a família. São Paulo, Girassol. Assinale a
resposta correta: 1. Uma piada
serve principalmente para: ( )
divertir ( )
informar ( )
criticar
2. O texto que
acabou de ler narra uma história real ou imaginária, inventada? 5. Circule de
amarelo as palavras no texto que sejam polissílabas. 6. Separe as
sílabas das palavras abaixo, circule a sílaba tônica e classifique-as de
acordo com o número de sílaba.
7. Coloque as
palavras da atividade anterior em ordem alfabética. 8. Ilustre o
texto. |
Minha
ajuda é valiosa
https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-minha-ajuda-e-valiosa-4o-ano/
A formiguinha Priscila queria participar de
tudo o que fosse bom para o formigueiro, e sentia-se responsável por ele.
Quando algumas formiguinhas idosas não conseguiam atravessar o riachinho,
Priscila tinha sempre uma boa atitude. Então, cortava uma folha bem grande para
que elas pudessem atravessar o riachinho em segurança. Quando Priscila via um
delicioso sorvete no chão, não pensava somente nela. Via uma excelente
oportunidade para todas as formiguinhas tirarem proveito, e ia correndo
chamá-las.
E vejam só! As formiguinhas mais
travessas brigavam para chegar primeiro à fila do sorvete. Priscila não queria
que sai atitude para o bem provocasse brigas e, então, organizou as coisas de
forma que todas tivessem a sua parte. Dias depois, Priscila passeava pelo
jardim, quando viu algumas formigas com um sério problema: elas tentavam
carregar uma maça inteirinha. Priscila foi resolver a dificuldade chamando mais
formigas para levar aquela fruta pesada ao formigueiro. Na escola, duas coleguinhas
entregam seus lanchinhos aos cuidados de Priscila, pois precisaram sair um
pouco. Quando elas voltaram, agradecer a Priscila por não ter deixado ninguém
tocar nos seus deliciosos lanchinhos. Priscila gostaria que todos ajudassem
como ela, para que a sociedade fosse mais gentil e solidária. Pois toda ajuda é
valiosa!
Atividades
do texto
Qual o título do texto?
1- Como é a formiguinha Priscila?
2- Quando Priscila via um sorvete no chão, o que fazia?
3- Certo dia, Priscila viu algumas formiguinhas com um sério problema.
Qual era?
4- O que Priscila gostaria?
5- Quantos parágrafos têm este texto? e quantas frases?
6- Pinte de verde os adjetivos que aparecem no texto.
7- Pinte de azul os substantivos próprios e de amarelo os comuns.
Que fofura!
O
coelho é um bicho muito esperto. Além de rápido na corrida, ele é bom no drible: muda
de direção bem depressa e dificilmente alguém consegue pegá-lo.
Esse
simpático bichinho vivia somente nos campos da Europa, mas, depois de
domesticado, se espalhou pelo mundo.
E
os coelhos se multiplicam bem depressa, já que a mamãe-coelha pode ter até 15
filhotes de uma só vez. Por isso, os coelhos foram escolhidos como símbolos da
Páscoa, que festeja a vida nova.
A
gravidez da coelha dura cerca de um mês. Ela se prepara para receber seus bebês
fazendo uma espécie de berço de capim seco. Depois arranca os pelos de sua
barriga para fazer um cobertor bem macio para os bichinhos. Ela é cuidadosa
porque os coelhos nascem muito frágeis: pesam cerca de 50 gramas,
não enxergam e quase não tem pelos. Para crescer, precisam de bastante leite e
carinho. Aos cinco meses de idade, já estão prontos para terem seus próprios
filhotes. E lá vem mais coelhinhos! O tempo de vida desse simpático
mamífero é de 8 a 10 anos e pesam de 1 a 8 quilos dependendo da raça.
Todo
mundo sabe que coelhos são loucos por cenoura. Mas eles também adoram comer
capim, verduras e muitas outras coisas. Enfim, o que gostam mesmo é de comer,
mas só saem da toca à noite para fazer tudo isso. E quando começam não querem
mais parar. Um coelho de 5 quilos, por exemplo, come cerca de 450 gramas de
capim por dia. É quase como se uma criança de 30 quilos devorasse quase 3
quilos de comida!
Os
coelhos roem quase tudo que encontram. Eles fazem isso para gastar seus dentes
da frente, que nunca param de crescer. O olfato também é muito desenvolvido, o
que o tira de muitas enrascadas.
Esses
orelhudos adoram cavar a terra. Na época do Império Romano, os soldados
procuravam espantá-los do caminho, porque os cavalos prendiam suas patas nos
buracos do chão.
Eles
têm cores variadas e pelo muito suave ao toque de nossas mãos.
https://www.ahoradecolorir.com.br/2018/05/interpretacao-de-texto-informativo
1. Vocabulário:
a) drible: é
a ação de ficar livre, soltar-se do adversário.
b) frágeis: delicado, de pouca duração.
c) olfato: é um dos órgãos do sentido
capaz de sentir cheiros e odores.
d) enrascadas: situação difícil,
complicada, sem saída.
2. Leia o texto com
atenção e preencha
A ficha do bicho:
a) Nome do bicho:
_____________________________________________
b) Origem: ___________________________________________________
c) Peso:
_____________________________________________________
d) Tempo de vida:
_____________________________________________
e) Alimentação:
_______________________________________________
f) cores: _____________________________________________________
g) Gestação:
_________________________________________________
h) Quantidade de filhotes por gestação:
____________________________
Responda NO CADERNO.
1) Como é um coelho?
2) Por que o coelho foi escolhido como
símbolo da Páscoa?
3) Qual é o tempo de vida de um coelho?
4) Como são os filhotes dos coelhos
quando nascem?
5) Por que os coelhos roem quase tudo
que encontram?
6) Complete
a) Depois
_____________ os pelos de sua ____________ para _________ um _____________ bem
______________ para os _______________.
b) Todo ____________
sabe que _____________ são __________ por
____________. Mas eles ________________ adoram
comer _____________, ______________ e muitas _____________ coisas.
7) Marque (V) para verdadeiro e (F)
para falso.
( ) A
gravidez de uma coelha dura um ano.
( ) A
coelha arranca os pelos de sua barriga para fazer um cobertor bem macio para os
bichinhos.
( ) Um
coelho chega pesar 20 quilos.
( ) Os
coelhos roem quase tudo que se encontra.
( ) Para
crescer precisa de bastante leite e carinho.
( ) Os
dentes dos coelhos não crescem.
8) Enumere as sequências de acordo com
o texto.
( ) E
quando começam não querem mais parar.
( ) Eles
tem cores variadas e o pelos muito suave ao toque de nossas mãos.
( ) O
olfato também é muito desenvolvido, o que tira de muitas enrascadas.
( ) Esse
simpático bichinho vivia somente nos campos da Europa.
( ) Ela é
cuidadosa porque os coelhos nascem muito frágeis.
( ) Por
isso, os coelhos foram escolhidos como símbolos da Páscoa, que festeja a vida
nova.
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada
na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a
fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais
como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam
16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as
mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar
o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram
trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs
morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido
que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em
homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de
1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das
Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na
maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo
é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar
diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da
mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com
salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e
desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito
ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na
história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As
mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o
direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
In:http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
1. A finalidade do texto é:
a) informar.
b) fazer humor.
c) defender opiniões sobre um tema.
d) emocionar.
2. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:
a) melhores condições de moradia.
b) melhores condições de estudo.
c) melhores condições de trabalho.
d) melhores condições de transporte.
3. Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em 1857?
4. Qual foi a consequência da greve para as operárias?
5. Qual foi o objetivo da criação da data 8 de Março?
6- Vamos colorir este cartão, recortar e levar para a mamãe.
Dia 22 de março - Dia da Água
Música: Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Interpretação
de texto
1)
No texto acima, são citadas
algumas utilidades da água. Quais são elas?
2)
Que outras utilidades existem
para o uso da água?
3)
Copie
abaixo e ilustre o 6º parágrafo da música.
4)
Você sabia que entre todos os
países do mundo, o Brasil é o que possui mais rios? Esse fato pode ser
considerado uma vantagem? Justifique sua resposta.
5)
A palavra fonte é uma
palavra dissílaba, porque possui duas sílabas. Retire do texto outras palavras
dissílabas.
6)
Classifique as palavras abaixo de
acordo com o número de sílabas, identificando com o número adequado:
( 1 ) monossílaba (
2 ) dissílaba
( 3 ) trissílaba (
4 ) polissílaba
(___) água (___) nasce (___) serena
(___) mãe (___) inocente (___) tranqüilas
(___) evapora (___) fundo (___) encharcam
(___) plantação (___) algodão (___) céu
(___) moinho (___) terra (___) sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário